Sustentabilidade em empresas: a inovação na reciclagem de vidro faz diferença

Primeiramente, a reciclagem de resíduos sólidos como o vidro é bem importante, como todo mundo já sabe. Mas como essa prática pode contribuir para a sustentabilidade das empresas?

O QUE É A SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS

Para uma empresa ser sustentável, ela precisa se comprometer com uma série de ações que permitam crescer economicamente. Mas, é claro, sem desrespeitar o meio ambiente e o desenvolvimento da sociedade. Assim, torna o seu planejamento com ações e táticas que contemplam atitudes éticas, conscientes. Além disso, que colaborem para um mundo melhor.

Então, para ser efetivamente sustentável, uma organização precisa incorporar internamente ações sociais e ambientais diferenciadas. Mas é aí que entra a reciclagem de resíduos sólidos e de difícil decomposição, como é o caso do vidro. Não estamos falando aqui somente de ações simples como “adote sua caneca” ou “separe adequadamente o lixo do seu escritório”. 

Para uma empresa ser sustentável, é preciso ir além! Atitudes superficiais que visem exclusivamente o marketing, aproveitando o que podemos chamar de “onda ambiental”, são percebidas pelos consumidores. Portanto, as práticas adotadas precisam ter resultados práticos e significativos.

Também é muito importante que as lideranças incorporem essas mudanças e sejam agentes dela, para que os demais colaboradores entendam que essa mudança é realmente genuína. Para isso fazer sentido, as ideias e ações planejadas para essa era sustentável precisam trazer uma cultura que esteja adequada aos princípios da empresa. Somente assim será possível facilitar o entendimento, a incorporação e o desenvolvimento da mudança em todos os envolvidos na cadeia.

VANTAGENS DE ADOTAR SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS

Focar em sustentabilidade impacta diretamente na forma como a empresa é percebida por seus colaboradores, na percepção que a sociedade tem dela e, consequentemente, na valorização da imagem e da marca. 

Podemos dizer que a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto a todos esses públicos. 

Outras razões importantes que levam as empresas a serem sustentáveis, são:

  • Vantagem competitiva: possibilidade de diferenciação de mercado, abrindo espaço para a expansão para outros segmentos, nichos ou mercados;
  • Economia: com a redução dos custos de produção e economia nos processos das empresas; por exemplo, via ações de reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica, isso é possível.
  • Valorização das ações em bolsas de valores: investidores focam em ações de empresas sustentáveis social e ambientalmente.

Além dessas razões que impactam diretamente as empresas, temos aquelas de impacto mais amplo, como a preservação do meio ambiente. Não vamos esquecer: as próximas gerações dependem das ações que profissionais e empresas tomam hoje.

DADOS INTERESSANTES

  • 50% do vidro de embalagens consumido nas cidades é usado em bares, restaurantes e hotéis;
  • São aproximadamente 1,3 milhões de toneladas do material colocadas no mercado nos mais variados formatos e somente 300 mil toneladas (quase 25%) acabam destinadas à reciclagem;
  • É mais barato investir na reciclagem de vidro e fabricar produtos com materiais reaproveitados do que com matérias-primas virgens;
  • Ao contrário do plástico, as garrafas e frascos de vidro podem ser reciclados sem que o produto final perca qualidade;
  • A ONU batizou 2022 como o Ano Internacional do Vidro. O objetivo é dar visibilidade ao potencial sustentável do material;
  • A reutilização do vidro começa com a retirada de todas as partes que não são utilizáveis, como tampas e rótulos. Em seguida vem a separação por cor. Os tipos mais comuns são o transparente, o verde e o âmbar, cor tradicional das garrafas de cerveja;
  • Cerca de 85% do material reciclado destina-se à fabricação de um novo vidro. Os 15% restantes vão para outros produtos, como a tinta utilizada para pintar faixas de estradas, que refletem a luz durante a noite, por exemplo. 
  • Os cientistas estimam em cinco mil anos o tempo de decomposição do vidro no meio ambiente.

FAÇA PARTE DESSA REVOLUÇÃO

Então, entendeu como a sustentabilidade pode contribuir não só para um mundo melhor… Mas também para o posicionamento, praticidade e visibilidade na sua empresa? Aliás, se quiser saber mais a respeito e como fazer parte dessa inovação, envie-nos um e-mail: contato@gruposeiva.eco.br

Será um prazer fazer parte da sua história também! Enfim, até o próximo post e aguardamos seu e-mail.

Leia também: Selos verdes – você sabe o que são?

Capa: Pexels

Gostou da matéria? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp