Pesquisar
Close this search box.

Por que ESG e Logística Reversa são o futuro

Entenda a importância dos dois nos empreendimentos

ESG é uma sigla que referencia o compromisso que as empresas têm com ações afirmativas para preservar o meio ambiente. Termo indispensável para as empresas que querem garantir um futuro tão sustentável quanto próspero.
Atualmente, não tem como falar em práticas sustentáveis sem citar a ESG. 

Termo em inglês, a ESG (environmental, social and corporate governance) diz respeito aos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa a  serem considerados pelas empresas e pelos investidores.


A ESG pauta as boas práticas sustentáveis que as empresas podem aplicar, inclusive com as pessoas e na transparência e gestão das organizações.

As empresas que adotam as práticas da ESG são empresas que entendem que lucrar e ser próspero pode ser andar de mãos dadas com modelos sustentáveis ambiental, social e financeiramente.

O que cada letra significa

A letra E está associada às práticas ambientais como combate ao desmatamento, usar matéria-prima orgânica, gestão sustentável de resíduos, tratamento de água e afluente, manutenção e beneficiamento da biodiverdidade, etc.

A letra S representa o aspecto social, que pode ser realizado através de ações como a remuneração justa de funcionários independente do cargo, programas de diversidade que incluam minorias, ações afirmativas para ajudar comunidades ao entorno da sede da empresa, respeito às leis trabalhistas, capacitação da equipe, etc.

Já a letra G está ligada ao conceito de governança corporativa como: Transparência do desempenho da empresa, comitê Executivo de Sustentabilidade multidisciplinar, canal de ética, compromissos estabelecidos com instituições, composição do conselho executivo/administrativo.

Inicialmente, o conceito de ESG foi citado em uma carda da ONU enviada a cinquenta e cinda das principais instituições financeiras do mundo (inclusivo o Banco do Brasil).
No ano de 2005, ela foi citada no relatório “Who Care Wins” (quem se importa ganha, tradução livre) com a recomendação da integração de boas práticas à gestão das empresas.

O relatório mostrou a que a incorporação desses valores nas empresas era responsável pela melhora de resultados, além de contribuir o meio ambiente e a sociedade.

A reciclagem é uma ação que engloba o pilar ambiental tanto quanto o pilar social; uma das formas que empresas podem investir na cadeia da reciclagem é utilizar da logística reversa.

A Importância da Reciclagem e logística reversa

Quando se investe em reciclagem, transforma-se vidas e também garante que a destinação de resíduos será feita de forma correta e que não será prejudicial ao meio ambiente.

Prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa atua através da reinserção das embalagens pós-consumo e outros  resíduos no ciclo de produção. 

Através dela, os resíduos têm melhor aproveitamento e geram rendas para as pessoas que trabalha com reciclagem (triagem e coleta dos resíduos, por exemplo)

Quando uma empresa investe na reciclagem e logística reversa, ela está investindo diretamente na renda de cooperativas de reciclagem e na conservação do meio ambiente.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp