Novos hábitos para um mundo melhor
A ação Volte Sempre, do Grupo Heineken no Brasil é focada em conscientizar o público sobre a importância da reciclagem do vidro; por meio de máquinas de triturar embalagens, da startup de impacto socioambiental 4R Glass.
A iniciativa começou em São Paulo, mas já está sendo realizada em Belo Horizonte e Nova Lima também. E traz novidades: a conversão em descontos em produtos da cervejaria e um aplicativo no estilo de jogo para os clientes.
A fim de gerar impacto social, ambiental e econômico ainda maior na população, as máquinas estão instaladas em unidades da rede de supermercados Super Nosso e também em condomínios residenciais e bares.
Juntamento com o Hub Incríveis, visando aprimorar a ação, o Grupo Heineken liderou um sprint de inovação com a startup 4R Glass (principal parceira da ação e proprietária das máquinas de triturar), o que transformou o projeto em uma iniciativa de mudança cultural bastante positiva.
Após reestruturação, ela passou a ser uma empresa focada em ideias inovadoras, que causem impactos para ressignificar a relação dos consumidores com a reciclagem.
Estima-se que, através de dados, para cada tonelada de vidro reciclado há uma economia de 480KhW de energia e 1,2 toneladas de matéria-prima, e uma redução da emissão de 0,50 toneladas de CO² na produção de novas embalagens de vidro. Também, é gerado R$ 90,00 para cooperativas de reciclagem; e para cada 50 quilos de vidro reciclado, reduz-se a ocupação de 1m³ de espaço no aterro.
O Volte Sempre deixou de ser apenas uma iniciativa de ponto de entrega voluntária para o consumidor, e passou a contar com toda uma estratégia e monitoramento das informações locais (número de pessoas por bairro e dados de reciclagem da região, por exemplo).
Com esses dados, será possível definir um período determinado para a permanência das máquinas nos pontos selecionados, acompanhando a adesão da população.
Só em 2019, em São Paulo, o Volte Sempre fez com que cerca de 31 mil embalagens de vidro fossem recicladas pela população nas máquinas da 4R GLASS que haviam sido disponibilizadas em supermercados da cidade.
O esquema de cashback foi pensado como estratégia para estimular a participação dos consumidores.
Para garantir a recompensa, na ação feita em Minas Gerais, desta vez as empresas envolvidas criaram uma moeda digital: a Caco (que equivale a R$ 0,10). A Caco pode ser convertida em descontos nos produtos do Grupo Heineken nos bares participantes e nas lojas de supermercado da rede Super Nosso em todo o estado de Minas Gerais.
Para completar o ciclo da embalagem, o vidro recolhido das máquinas da 4R GLASS será comprado pela Owens Illinois (fabricante de embalagens de vidro), fornecedora do Grupo Heineken e apoiadora do projeto.
A circularidade do material é completa quando esse vidro adquirido posteriormente se transforma em novas embalagens para o portfólio da companhia.
Foi criado o aplicativo “Ponto Caco” que permite ao usuário acessar as moedas virtuais da Caco e ter acesso aos benefícios e descontos em produtos do Grupo Heineken. No aplicativo, também é possível acompanhar seu histórico de compras e até mesmo compartilhar seus pontos Caco com amigos
O aplicativo está disponível para download para as versões Android e IOs, e pode ser baixado através do site www.pontocaco.com.
A ação foi pensada respeitando e pensando na segurança e saúde do usuário, devido à pandemia da covid-19, todas as estações possuem álcool em gel para os usuários e são devidamente higienizadas com frequência.
Para saber mais sobre o programa Volte Sempre, acesse: www.programavoltesempre.com.br.
Novos hábitos para um mundo melhor
A ação Volte Sempre, do Grupo Heineken no Brasil é focada em conscientizar o público sobre a importância da reciclagem do vidro; por meio de máquinas de triturar embalagens, da startup de impacto socioambiental 4R Glass.
A iniciativa começou em São Paulo, mas já está sendo realizada em Belo Horizonte e Nova Lima também. E traz novidades: a conversão em descontos em produtos da cervejaria e um aplicativo no estilo de jogo para os clientes.
A fim de gerar impacto social, ambiental e econômico ainda maior na população, as máquinas estão instaladas em unidades da rede de supermercados Super Nosso e também em condomínios residenciais e bares.
Juntamento com o Hub Incríveis, visando aprimorar a ação, o Grupo Heineken liderou um sprint de inovação com a startup 4R Glass (principal parceira da ação e proprietária das máquinas de triturar), o que transformou o projeto em uma iniciativa de mudança cultural bastante positiva.
Após reestruturação, ela passou a ser uma empresa focada em ideias inovadoras, que causem impactos para ressignificar a relação dos consumidores com a reciclagem.
Estima-se que, através de dados, para cada tonelada de vidro reciclado há uma economia de 480KhW de energia e 1,2 toneladas de matéria-prima, e uma redução da emissão de 0,50 toneladas de CO² na produção de novas embalagens de vidro. Também, é gerado R$ 90,00 para cooperativas de reciclagem; e para cada 50 quilos de vidro reciclado, reduz-se a ocupação de 1m³ de espaço no aterro.
O Volte Sempre deixou de ser apenas uma iniciativa de ponto de entrega voluntária para o consumidor, e passou a contar com toda uma estratégia e monitoramento das informações locais (número de pessoas por bairro e dados de reciclagem da região, por exemplo).
Com esses dados, será possível definir um período determinado para a permanência das máquinas nos pontos selecionados, acompanhando a adesão da população.
Só em 2019, em São Paulo, o Volte Sempre fez com que cerca de 31 mil embalagens de vidro fossem recicladas pela população nas máquinas da 4R GLASS que haviam sido disponibilizadas em supermercados da cidade.
O esquema de cashback foi pensado como estratégia para estimular a participação dos consumidores.
Para garantir a recompensa, na ação feita em Minas Gerais, desta vez as empresas envolvidas criaram uma moeda digital: a Caco (que equivale a R$ 0,10). A Caco pode ser convertida em descontos nos produtos do Grupo Heineken nos bares participantes e nas lojas de supermercado da rede Super Nosso em todo o estado de Minas Gerais.
Para completar o ciclo da embalagem, o vidro recolhido das máquinas da 4R GLASS será comprado pela Owens Illinois (fabricante de embalagens de vidro), fornecedora do Grupo Heineken e apoiadora do projeto.
A circularidade do material é completa quando esse vidro adquirido posteriormente se transforma em novas embalagens para o portfólio da companhia.
Foi criado o aplicativo “Ponto Caco” que permite ao usuário acessar as moedas virtuais da Caco e ter acesso aos benefícios e descontos em produtos do Grupo Heineken. No aplicativo, também é possível acompanhar seu histórico de compras e até mesmo compartilhar seus pontos Caco com amigos
O aplicativo está disponível para download para as versões Android e IOs, e pode ser baixado através do site www.pontocaco.com.
A ação foi pensada respeitando e pensando na segurança e saúde do usuário, devido à pandemia da covid-19, todas as estações possuem álcool em gel para os usuários e são devidamente higienizadas com frequência.
Para saber mais sobre o programa Volte Sempre, acesse: www.programavoltesempre.com.br.