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Heineken: conheça o Projeto Volte Sempre

Heineken: conheça o Projeto Volte Sempre


A ação Volte Sempre, do Grupo Heineken no Brasil, é focada em conscientizar o público sobre a importância da reciclagem do vidro. Através de máquinas de triturar embalagens, da startup de impacto socioambiental 4R Glass.
A iniciativa começou em São Paulo. Mas já está sendo realizada em Belo Horizonte e Nova Lima também. Além disso, traz novidades: a conversão em descontos em produtos da cervejaria. E um aplicativo no estilo de jogo para os clientes.
Assim, a fim de gerar impacto social, ambiental e econômico ainda maior na população, as máquinas estão instaladas em unidades da rede de supermercados Super Nosso. Além disso, também em condomínios residenciais e bares.

Análise de dados


Juntamente com o Hub Incríveis, visando aprimorar a ação, o Grupo Heineken liderou um sprint de inovação com a startup 4R Glass (principal parceira da ação e proprietária das máquinas de triturar). Aliás, foi o que transformou o projeto em uma iniciativa de mudança cultural bastante positiva.
Entao, após reestruturação, ela passou a ser uma empresa focada em ideias inovadoras. Desta forma, que causem impactos para ressignificar a relação dos consumidores com a reciclagem.
Assim, estima-se que, por dados, para cada tonelada de vidro reciclado há uma economia de 480KhW de energia. Além disso, 1,2 toneladas de matéria-prima, e uma redução da emissão de 0,50 toneladas de CO² na produção de novas embalagens de vidro. Também, é gerado R$ 90,00 para cooperativas de reciclagem. Desta forma, para cada 50 quilos de vidro reciclado, reduz-se a ocupação de 1m³ de espaço no aterro.
Além disso, o Volte Sempre deixou de ser apenas uma iniciativa de ponto de entrega voluntária para o consumidor. Porque passou a contar com toda uma estratégia e monitoramento das informações locais (número de pessoas por bairro e dados de reciclagem da região, por exemplo).

Novos hábitos para um mundo melhor


Então, com esses dados, é possível definir um período determinado para a permanência das máquinas nos pontos selecionados, acompanhando a adesão da população.
Só em 2019, em São Paulo, o Volte Sempre fez com que cerca de 31 mil embalagens de vidro fossem recicladas pela população nas máquinas da 4R GLASS. Essas, disponibilizadas em supermercados da cidade.
Aliás, o esquema de cashback foi pensado como estratégia para estimular a participação dos consumidores.
Pois, desta forma, garante-se a recompensa, na ação feita em Minas Gerais, desta vez as empresas envolvidas criaram uma moeda digital: a Caco (que equivale a R$ 0,10). Aliás, a Caco pode ser convertida em descontos nos produtos do Grupo Heineken. E também nos bares participantes e nas lojas de supermercado da rede Super Nosso em todo o estado de Minas Gerais.
Para completar o ciclo da embalagem, o vidro recolhido das máquinas da 4R GLASS será comprado pela Owens Illinois (fabricante de embalagens de vidro). Fornecedora do Grupo Heineken e apoiadora do projeto.

Circularidade do material


Então, a circularidade do material é completa quando esse vidro adquirido posteriormente se transforma em novas embalagens para o portfólio da companhia.
Deste modo, foi criado o aplicativo “Ponto Caco” que permite ao usuário acessar as moedas virtuais da Caco. Além disso, ter acesso aos benefícios e descontos em produtos do Grupo Heineken. Pois no aplicativo, também é possível acompanhar seu histórico de compras e até mesmo compartilhar seus pontos Caco com amigos
Assim, o aplicativo está disponível para download para as versões Android e IOs. Além disso, baixe-o através do site www.pontocaco.com.
Porque a ação foi pensada respeitando e pensando na segurança e saúde do usuário. Devido à pandemia da covid-19, todas as estações possuem álcool em gel para os usuários e são devidamente higienizadas com frequência.
Para saber mais sobre o programa Volte Sempre, acesse: www.programavoltesempre.com.br.

Novos hábitos para um mundo melhor


A ação Volte Sempre, do Grupo Heineken no Brasil é focada em conscientizar o público sobre a importância da reciclagem do vidro. Por meio de máquinas de triturar embalagens, da startup de impacto socioambiental 4R Glass.
A iniciativa começou em São Paulo. Mas já está sendo realizada em Belo Horizonte e Nova Lima também. E traz novidades! A conversão em descontos em produtos da cervejaria e um aplicativo no estilo de jogo para os clientes.
A fim de gerar impacto social, ambiental e econômico ainda maior na população, as máquinas estão instaladas em unidades da rede de supermercados Super Nosso. E também em condomínios residenciais e bares.
Juntamento com o Hub Incríveis, visando aprimorar a ação, o Grupo Heineken liderou um sprint de inovação. Junto a startup 4R Glass (principal parceira da ação e proprietária das máquinas de triturar). O que transformou o projeto em uma iniciativa de mudança cultural bastante positiva.

Reestruturação


Após reestruturação, ela passou a ser uma empresa focada em ideias inovadoras, que causem impactos para ressignificar a relação dos consumidores com a reciclagem.
Estima-se que, por dados, para cada tonelada de vidro reciclado há uma economia de 480KhW de energia e 1,2 toneladas de matéria-prima, e uma redução da emissão de 0,50 toneladas de CO² na produção de novas embalagens de vidro. Também, é gerado R$ 90,00 para cooperativas de reciclagem; e para cada 50 quilos de vidro reciclado, reduz-se a ocupação de 1m³ de espaço no aterro.
O Volte Sempre deixou de ser apenas uma iniciativa de ponto de entrega voluntária para o consumidor, e passou a contar com toda uma estratégia e monitoramento das informações locais (número de pessoas por bairro e dados de reciclagem da região, por exemplo).

Máquinas para a Heineken


Com esses dados, será possível definir um período determinado para a permanência das máquinas nos pontos selecionados, acompanhando a adesão da população.
Só em 2019, em São Paulo, o Volte Sempre fez com que cerca de 31 mil embalagens de vidro fossem recicladas pela população nas máquinas da 4R GLASS que haviam sido disponibilizadas em supermercados da cidade.
O esquema de cashback é uma estratégia para estimular a participação dos consumidores.
Para garantir a recompensa, na ação feita em Minas Gerais, desta vez as empresas envolvidas criaram uma moeda digital: a Caco (que equivale a R$ 0,10). A Caco é convertida em descontos nos produtos do Grupo Heineken nos bares participantes e nas lojas de supermercado da rede Super Nosso em todo o estado de Minas Gerais.
Para completar o ciclo da embalagem, o vidro recolhido das máquinas 4R GLASS é comprado pela Owens Illinois (fabricante de embalagens de vidro), fornecedora do Grupo Heineken e apoiadora do projeto.

Circularidade do material


A circularidade do material é completa quando esse vidro adquirido posteriormente se transforma em novas embalagens para o portfólio da companhia.
Foi criado o aplicativo “Ponto Caco” que permite ao usuário acessar as moedas virtuais da Caco e ter acesso aos benefícios e descontos em produtos do Grupo Heineken. No aplicativo, também é possível acompanhar seu histórico de compras e até mesmo compartilhar seus pontos Caco com amigos
O aplicativo está disponível para download para as versões Android e IOs, e pode ser baixado através do site www.pontocaco.com.
A ação foi pensada respeitando e pensando na segurança e saúde do usuário, devido à pandemia da covid-19, todas as estações possuem álcool em gel para os usuários e são devidamente higienizadas com frequência.
Para saber mais sobre o programa Volte Sempre, acesse: www.programavoltesempre.com.br.

Leia também: Reciclagem De Vidro No Brasil: Dificuldades E Desafios

Capa: Divulgação

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