Pesquisar
Close this search box.

Reciclagem de vidro no Brasil: dificuldades e desafios

A taxa de reciclagem de vidro no Brasil hoje ainda é baixa e insatisfatória, já que o vidro é um material 100% reciclável.

Reciclagem de vidro e desafios

Ainda nos deparamos com embalagens de vidro descartadas incorretamente no lixo comum, nas ruas da cidade e aos montes em aterros sanitários. Assim, para os catadores de recicláveis ele acaba não tendo tanto calor, como o papelão, metal e plástico, por exemplo.

Apesar de que desde 2010, após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi determinado que os lixões deveriam ser encerrados até 02/08/2014; a realidade, infelizmente, é bem diferente. 

Dados importantes

Cerca de ainda despejam resíduos em lixões/aterros sanitários. Os dados do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (ISLU) de 2020 mostram também que mais de 17 milhões de brasileiros não têm coleta de lixo nas suas casas, e apenas cerca de apenas 4% dos resíduos são reciclados. Essa lei foi prorrogada, porque não deu resultados na sua primeira formulação. O Novo Marco do Saneamento básico determinou o fim dos lixões e aterros ilegais até o ano de 2024.

Além disso, só em 2022, Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produziu cerca de 1,043 kg de resíduos por dia e 381 kg no ano!

Então, entendeu melhor sobre a reciclagem de vidro no Brasil? Aliás, para mais informações, visite nosso Instagram. Além disso, temos também uma página no LinkedIn. Siga-nos para mais informações e novidades. Até o próximo post!

Leia também: Contrabando de bebidas: como a reciclagem de vidro ajuda a combatê-la

Capa: Unsplash

Gostou da matéria? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp