Quando falamos em economia circular, estamos falando de uma metodologia na qual os resíduos de uma empresa são reutilizados. Retornando então à cadeia produtiva como matéria-prima em vez de serem descartados.
Portanto, os processos produtivos passam a utilizar em larga escala insumos e matérias-primas reaproveitadas, ou até mesmo produtos de segunda mão, visando reduzir a demanda por recursos naturais, preservar as reservas planetárias e garantir o equilíbrio dos biomas e ecossistemas.
ENTENDA MELHOR
De modo resumido, a economia circular propõe a utilização da matéria-prima até o seu esgotamento. Assim, até o ponto em que não puder mais ser transformada, reutilizada ou reciclada.
Dessa forma, além de gerar mais economia de custo, possui aplicação mais sustentável. Além disso, benefícios variados. Pois o processo da economia circular é o presente e tem se tornado o futuro dentro das instituições.
IMPACTOS
Aliás, além de reduzir a necessidade de extrair recursos naturais, a economia circular elimina desperdícios em toda a cadeia produtiva. Representando economia para as indústrias, seus parceiros e para o cliente final.
Empresas que investem na economia circular também melhoram sua imagem perante os funcionários, consumidores e a sociedade, sendo vistas como organizações responsáveis que zelam pelo bem-estar do planeta.
Uma pesquisa feita pelo jornal The Economist, mostrou que desde 2016 as buscas na internet por produtos ambientalmente responsáveis aumentaram em 71%. Essa é uma evidência de que o conceito de economia circular está ganhando força e deverá pautar as relações das empresas com os seus clientes daqui para frente.
A mesma pesquisa também mostrou que os protestos a favor da natureza estão aumentando com uma projeção midiática 103% maior entre 2018 e 2019.
Portanto, as empresas que observam a questão da sustentabilidade não só se habilitam a manter seus mercados, como também passam a transmitir uma imagem mais positiva para seus públicos.
NO BRASIL
Os dados mais recentes da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), indicam que, no Brasil, cerca de 76% das empresas já desenvolvem ações de economia circular, como o reaproveitamento de água, a reciclagem de materiais e a logística reversa.
Leia também: Contrabando de bebidas: como a reciclagem de vidro ajuda a combatê-la
Capa: Pexels