A cervejaria Heineken lançou, em parceria com a fabricante de embalagens de vidro Owens-Illinois, líder mundial na fabricação deste material, juntamente com o Grupo Seiva, mais uma etapa do Programa Volte Sempre. Através da plataforma de cultura e sustentabilidade Green Your City.
Aliás, o projeto tem como objetivo acelerar a agenda de circulação da companhia trabalhando. Assim como também a conscientização do consumidor. Afinal, retornar o vidro à cadeia produtiva é um dos principais desafios da indústria cervejeira. Assim, a Heineken® atua para atenuar esse cenário com o uso de máquinas de coleta e trituração do material.
O programa compreende duas ações:
- A primeira, que já funciona em Belo Horizonte desde 2018 em fase piloto, conta com máquinas em supermercados e condomínios residenciais. Porque elas servem para recolher, triturar e devolver a garrafa à fase inicial de produção. Além disso, até o momento, essas máquinas já recolheram mais de 460 mil garrafas. Aliás, totalizando 250 toneladas de vidro retornadas. O programa contou com a participação de 5.030 clientes na Capital.
- A segunda fase da iniciativa seguirá agora também para as capitais: Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Então, ao todo, estão envolvidas no projeto 125 máquinas 4R Glass, do Grupo Seiva, em redes de supermercados e condomínios residenciais.
Sistema de CashBack
Mas além de colher e triturar o vidro, as máquinas também têm sistema de cashback. Assim, caso deseje, o consumidor (maior de 18 anos) poderá baixar o app Ponto Caco. Desta forma, ele será bonificado com uma unidade de Ponto Caco a cada embalagem de vidro depositada nas máquinas. Aliás, cada Ponto equivale a 10 centavos de desconto na compra de produtos do Grupo Heineken, adquiridos nos supermercados parceiros.
Impacto
Primeiramente, a estimativa é de que mais de 37 milhões de pessoas sejam impactadas pela ação nos próximos 3 anos. Além disso, cerca de 5 mil toneladas de vidro devem ser recicladas e ter destinação correta.
Assim, o projeto deve impedir a emissão de 6,5 mil toneladas de CO2 lançadas na atmosfera. Aliás, reduzira a extração de 10 mil toneladas de matéria-prima da natureza, além de gerar uma economia de gastos públicos de mais de 3 milhões de reais.
Expansão da Parceria com o Grupo Seiva
Além disso, temos a segunda iniciativa de circularidade, que também faz parte do Programa Volte Sempre. Primeiramente foi iniciada em março, com foco em bares e restaurantes e estabelecimentos de consumo imediato, com média diária de 50 sacos de lixo descartados.
Mas com a instalação das máquinas JM Sand, também de fabricação do Grupo Seiva, capazes de triturar as embalagens de vidro descartáveis, este volume será substituído por bombonas que armazenam em média 400 longnecks trituradas.
Assim, será obtida uma economia em sacos de lixo, produtos de limpeza e espaço físico para armazenamento, otimizando a gestão dos resíduos em bares e restaurantes parceiros.
Material recolhido e operações em expansão
Todo o material será recolhido por equipes do Grupo Seiva e destinado às instalações industriais da Owens-Illinois. Afinal, ela é a responsável pelo beneficiamento e transformação do material em novas garrafas para o Grupo Heineken.
Então, o plano de expansão prevê 143 máquinas em operação até junho deste ano e 763 máquinas até 2025 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife, contribuindo com a ambição da companhia de ser 100% circular em bares e restaurantes até 2025.
Programa Volte Sempre da Heineken
O Programa Volte Sempre foi criado em 2018. Desde então, estava em fase piloto. Certamente, até o momento, as máquinas instaladas em supermercados e condomínios residenciais da capital de Minas Gerais já arrecadaram mais de 460 mil garrafas, com a participação de 5.030 clientes, totalizando 250 toneladas de vidro retornadas à fase inicial de produção.
Heineken, Owens-Illinois e Daniel Nascimento
Sobre o projeto e a parceria com o Grupo Heineken e a Owens-Illinois, Daniel Nacimento, CEO do Grupo Seiva, concluiu:
“Juntamente com o Grupo Heineken e a Owens-Illinois, pretendemos revolucionar a reciclagem de vidro no Brasil, transformando-a não somente em uma referência, como também em uma potência operacional. Pois o projeto visa resolver uma considerável parcela dos problemas relativos ao descarte incorreto de embalagens de vidro, cujos benefícios abarcam desde os donos de bares e restaurantes, constantemente penalizados devido à complexidade e altos custos da gestão do resíduo, até os fabricantes que enfrentam a falta de vidro no mercado nacional, e o principal, fixar nosso compromisso em transformar o mundo em um lugar mais sustentável, fomentando a reciclagem de vidro e a economia circular do Brasil’.
Grupo Seiva na mídia
Então, confira os links das matérias:
Publicidade e Cerveja
Abc da Comunicação
Bocão News
Guia da Cerveja
Promoview
Indústria News
Propmark
Meio Filtrante
Engarrafador Moderno
EmbalagemMarca
RockBreja
Food Innovation
GKPB
INVESTECE
2A + Alimentos
DataMark – Market Intelligence
Clube da Embalagem
Diário do Comércio MG
YCAR
Leia também: Sustentabilidade em empresas: a inovação na reciclagem de vidro faz diferença
Capa: Pexels