Pesquisar
Close this search box.

Reciclagem do vidro: alternativa sustentável

Reciclagem do vidro: alternativa sustentável

Segundo um levantamento da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) em 2020, foram desperdiçados 12 milhões de toneladas de produtos recicláveis no ano. Porque foram descartados inadequadamente. Além disso, desses 12 milhões, 1 milhão corresponde a vidro.

Apesar de seu tempo de decomposição ser longo, o vidro pode ser um “amigo” do meio ambiente. Devido ao seu alto potencial de reaproveitamento. Embalagens de vidro podem ser totalmente reutilizadas para a produção de novos produtos. Isso gera menor consumo de energia e menor emissão de CO2. E também evita que a extração de matéria-prima seja reduzida, o que é muito benéfico para o meio ambiente.

Reciclagem de vidro: descarte e consequências

Descartar embalagens de vidro corretamente, também reduz os custos com coleta urbana. Além disso, diminui a lotação de aterros sanitários e diminui a incidência de doenças como a dengue. A situação que vivemos de degradação ambiental exige que tenhamos atitudes sustentáveis com urgência. Além de tentar conter ao máximo a produção e consumo de plástico -grande vilão da natureza- devemos apostar em materiais mais sustentáveis como o vidro.

Pode “parecer pouco” cada um descartar corretamente as embalagens de vidro que consome, mas é a união de boas escolhas e atitudes que trazem grandes mudanças. O Grupo Seiva te convida a repensar seus hábitos de consumo e descarte de materiais, e a abraçar a ideia da logística reversa do vidro.

Reaproveitamento

O vidro pode ser totalmente reaproveitado no ciclo produtivo sem perder sua qualidade. Mas é necessário melhorar sua coleta para chegar ao destino correto e retornar ao processo produtivo em ciclo contínuo de reaproveitamento. Então, faça sua parte: descarte corretamente as embalagens de vidro que você consome, divulgue essa ideia com seu ciclo de convivência e juntos vamos somar forças para melhorar o estrago feito no nosso planeta.

Capa: Pexels

Leia também: Contrabando de bebidas: como a reciclagem de vidro ajuda a combatê-la

Gostou da matéria? Compartilhe!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp